2

A Princesinha (1995)

Posted by Caroline Buss on 22:15 in

Decidi assistir pela terceira ou quarta vez ao filme A Princesinha, na versão de 1995. Lembro que tinha pensado em nunca mais ver, pois foi um dos filmes que mais me fez chorar desde que eu consigo me lembrar. Inspirado no livro de Frances Hodgson Burnett (autora de O Jardim Secreto, que também virou filme), A Princesinha foi um dos preferidos da minha infância. De qualquer forma, ainda está na lista dos meus filmes mais bem quistos, por isso quis assistir, deixando minha promessa inútil para trás. Sendo dos gêneros drama e aventura, só posso dizer que isso já entrega muito o tipo de coisa que vamos ver. É triste, é lindo, é uma aventura com crianças. É um filme que eu recomendaria de primeira. Falando sobre a história, ela mostra Sara, a princesinha, quando ela vai para um colégio interno só de garotas, já que o pai está indo para a Primeira Guerra. Lá, ela logo conquista todos do colégio contando histórias de "faz de conta". Isso até o momento em que o pai de Sara é dado como morto em combate. Já que Sara não tem como pagar sua estadia, ela precisa virar uma criada, junto da negra Becky (logo de cara já se fala sobre a discriminação da época). Além disso, ainda contamos com sua bela forma de ver a vida, e de ver as garotas que, para ela, são todas princesas.
Vi A Princesinha há anos, mas é uma das pouquíssimas histórias que consigo lembrar tão bem, de tão marcante. Não posso garantir que será do interesse de todos, principalmente por eu ter na minha lista de preferidos mais de um filme infantil (no topo de todos - infantis ou não - coloco A Polegarzinha), mas acredito que seja de grande reflexão para qualquer idade. Abrange mais de um tema, mostra a relação tão doce entre pai e filha, a amizade entre as garotas do colégio, e a forma severa da diretora, especialmente com Sara.
É lindo, resumidamente.
                       "-What are you doing? Memorizing me by heart?
                       -No, I already know you by heart."

(Traduzindo literalmente: "-O que está fazendo? Me memorizando de coração? -Não, já o conheço de coração." Em inglês, a expressão conhecer/memorizar de coração é traduzida como decorar ou saber de cor. Mas, nesse caso, prefiro a tradução literal.)

|

2 Comments


é o meu favorito tambem, marcou minha infancia, eu tinha a fita mais roubaram. :(
se eu tivesse como assistir assistiria de novo!


Tenho quase certeza de que tem nas locadoras ou nas lojas! :) Que pena que roubaram! É um filme muito bonito mesmo, marcou muito.

Postar um comentário

Copyright © 2009 Por trás do banal das coisas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.